CULTURA DE DJ - O Blog Magazine de Digital Djing

Notícias, Lançamentos, Reviews, Tutoriais, Entrevistas e Opiniões. Tudo sobre Controladores Midi, Software e Acessórios para Djs.

REVIEW: Numark NS7

Posted by pop On 6:38 PM

Numark NS7
NUMARK NS7
Tal como prometido, o CULTURA DE DJ vem fazer uma super review do Numark NS7. O único controlador midi do mercado com pratos motorizados e vinil. Antes de mais devemos dizer que o NS7 não é um simples controlador mas sim um controlador Top não apenas em qualidade mas como em tamanho e peso. As suas dimensões são de 76cm X 40cm X 10cm e o seu peso é de 17.5Kgs. Pode não ser o ideal em portabilidade mas é sem dúvida um controlador que impõe respeito e transmite uma imagem super profissional.

O CONTROLADOR
Uma das primeiras sensações quando olhamos o controlador foi : "bem, isto não é um simples controlador midi"...mas na verdade é! As suas funções são completas mas o seu design transmite uma sensação de segurança ao profissional que nos leva a crer que ele oferece muito mais quando comparado com outros controladores all-in-one. A sua estrutura é 100% em metal, com acabamento na zona dos decks de alumínio escovado e na zona do mixer preto glossy (quase espelho). Todos os componentes são de qualidade elevada e não existe a sensação de fragilidade. No global a Numark NS7 pode ser comparada a um "tanque de guerra" dentro do universo dos controladores midi. Foi feita para durar e para ser usada mesmo pelas mãos mais "pesadas"...

Numark NS7
ÁUDIO
Quem espera encontrar várias entradas áudio na NS7, deve esquecer esse "detalhe". O interface áudio do controlador debita 24-bit mas possui apenas 2 saídas master (1 saída balanceada XLR + 1 saída RCA), saída para Booth (Cabine) e entrada para Microfone ou Auxíliar (com equalização). Tal como referimos anteriormente a NS7 é um apenas um controlador e pela sua estrutura a adição de várias fontes externas torna-se desnecessária. De qualquer forma a qualidade e robustez da placa de som do controlador é como seria de esperar excelente e muito acima da média em relação a equipamentos direccionados para o mesma classe de público alvo. A entrada dos fones de ouvido possui controlo de volume (bastante poderoso por sinal) e entradas para plugues de 3.5 mm e 6.3 mm o que facilita o uso com qualquer fone disponível no mercado sem a necessidade de adaptadores.

Numark NS7
MIXER
A Zona do mixer conta com tudo o que precisamos para de forma intuitiva controlar o software incluído Serato ITCH (o qual não é da nossa preferência) ou o seu software preferido. Cada um dos dois canais da mesa conta com controlo de volume (com um fader de alta resolução fantástico), equalização de 3 bandas (Treble, Middle e Bass) e Gain (bastante sensível). Na zona central do mixer encontramos um crossfader de alta resolução (semelhante aos usados pelos fãns de Scratch), níveis visuais com seleção para Master (2 níveis dedicados ao master) ou para Ch1-Ch2 (permitindo desta forma dividir cada barra para controlar os níveis de cada um dos canais de forma individual). Uma novidade no mixer é a forma como controlamos os fones de ouvido ou a pré-escuta. Existem 2 modos: master e ch1-ch2. O modo master permite a escuta do que está a sair no master (Caixas de Som), enquanto o modo Ch1-Ch2 oferece a possibilidade de podermos ouvir cada canal em separado ou em conjunto. Para controlar qual canal ouvimos a Numark optou por um fader que no início torna-se estranho ao uso, mas em pouco tempo torna-se o nosso melhor amigo. Como seria de esperar no mixer encontramos também os controlos de volume das saídas áudio: master e booth.

Numark NS7
NAVEGAÇÃO
Os botões de navegação para a biblioteca do nosso notebook apresentam-se com uma disposição bastante simples e objetiva. No centro temos um botão rotatório que nos permite navegar pelo conteúdo das nossas pastas. Os botões Back e Fwd permitem navegar nos vários níveis de pastas, sub-pastas e diretórios. Podemos igualmente usar no Serato Itch os botões Crates e Files para fazer essa mesma navegação entre pastas e ficheiros. O botão prepare faz com que a música seja pré analisada para carregamento mais rápido. Depois encontramos os botões Load A e Load B que acionam o carregamento da música selecionada nos respectivos decks. O botão Load Prepare carrega para a memória do notebook a música para análise e fica em função stand by à espera de ser carregada em um dos decks com total rapidez.

Numark NS7
PRATOS
Este é sem dúvida um dos atrativos deste controlador... Os pratos motorizados com vinil são um must que dão imenso prazer no controlo dos nossos set's. Além do look "old school" este é um dos argumentos do controlador para ajudar na transição dos dj's para o midi. O look continua sendo o mesmo, o toque e qualidade é semelhante aos Technics MKII e tem a vantagem de não usar agulha! O motor é extremamente forte e permite experimentar verdadeiras "loucuras" sem nunca falhar... O vinil fica preso no centro do prato o que ainda ajuda mais no scratche's mais atrevidos. Eles contam com controlo de Scratch on/off e ainda dos controlos que permitem programar o tempo de início e fim do prato.



Numark NS7
CONTROLO DOS DECKS
O controlo dos decks é como seria de esperar completo e bastante simples mesmo para usuários novos. 
A zona de controlo do Pitch conta com um fader de alta resolução de 100 mm com led indicador da posição 0%. Conta ainda com botões de pitch bend (+ e -), botões de Range e Keylock. Ainda na zona do Pitch encontramos um controlo para o prato que permite usar as funções Reverse e Bleep essenciais a quem usa Vinil. O Strip Search é uma função características nos novos controladores da Numark que permite navegar ao longo das músicas com um simples deslizar de dedo, no entanto possui igualmente botões de navegação na música para avançar e retroceder. A zona do controlo dos Loops possui tudo o que precisamos: controlo on/off da zona dos loops e dois modos (auto loop e manual) com mudança de cor nos led's. No modo de autoloop temos os habituais 1 , 2 , 4, 8 e 16 tempos. No modo de Manual temos o controlo de In, Out, Select e Reloop. Na zona central do controlo dos loops podemos dividir com rapidez os nossos loops em metade ou duplicar, podemos ainda avançar ou retroceder o loop na música e tudo isto totalmente sincronizado! A zona de Cues e Transporte conta com 5 hot cues e botão Delete que quando ativo apaga os loops armazenados nos 5 pontos. O toque é excelente e são super sensíveis aos comandos! O transporte possui botão Sync, Cue e Play/Pause. Devemos dizer que em geral os botões possuem um tamanho bastante confortável (grande) não deixando margem para erros durante um set. Todos eles são igualmente bem iluminados facilitando o uso no seu habitat natural (os ambientes escuros).



Numark NS7
ZONA FRONTAL / DETALHES
Na Zona frontal do controlador podemos encontrar botões de controlo para auto-fader no deck A e no deck B, controlo do torque dos pratos que permite selecionar duas rotações : 33 rpm ou 45 rpm à semelhança dos toca discos profissionais. Permite ainda inverter os decks no crossfader e controlar a sua curva ou funcionalidade. Os Detalhes neste controlador são muitos pensados para agregar qualidade ao produto. Antes de mais, e sendo um controlador alimentado por fonte externa (e não cabo usb) ele permite um maior número de possibilidades de construção, mas uma que nos deixou surpreso foi a adição de ventiladores de refrigeração dentro do próprio controlador o que nos deixa mais tranqüilos em utilizações extensas. Os acabamentos são perfeitos e outro dos detalhes que saltou à vista foi o suporte para notebook integrado no próprio controlador e extremamente estável o que já por si permite menos um acessório em cima da nossa "mesa de trabalho".

Numark NS7
CONCLUSÃO
Tal como já referimos o Numark NS7 é o controlador ideal para quem está a entrar neste novo universo do Digital Djing. Ele oferece um look old school mas toda a tecnologia do futuro. No geral é um equipamento robusto, bem construído, com um som profissional e um toque excelente. Intuitivo e simples de usar, oferece espaço suficiente entre todos os controlos o que nos dá maior liberdade criativa. Além de tudo isso permite ainda a personalização dos vinis (várias cores disponíveis) o que nos dá a possibilidade de ter um setup personalizado. Para os que já começaram na era Digital, este é um excelente equipamento para sentir o melhor dos dois mundos. É claro que este setup tem uma falha grave que diz respeito ao controlo dos efeitos. Por isso a Numark lançou o NSFX que vem complementar este controlador e é dedicado apenas aos efeitos, acabando assim com as críticas iniciais a este produto. Apesar do seu valor ser elevado para 2 decks, a verdade é que sentimos em cada detalhe do controlador todo o nosso dinheiro investido. O Numark NS7 é um controlador para quem quer equipamento e look profissional se o fator tamanho não for relevante. No entanto é visível pelos recentes lançamentos dos outros fabricantes (e mesmo da Numark com o NS6), que o tamanho e portabilidade já não é requesito para os controladores midi all-in-one. O profissional precisa de equipamentos com espaço, bem construídos e acima de tudo duráveis. Nesses padrões o Numark NS7 é o controlador dos sonhos de muitos...

PREÇOS
Portugal - a partir de 1300€
Brasil - a partir de R$6500

AGRADECIMENTO
E você? O que acha do Numark NS7?
Deixe a sua opinião acerca deste artigo.






SUBSCREVA O NOSSO FEED POR E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES:






CULTURA DE DJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...